terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

...: Sepulenda e outras Histórias do Rock no Maranhão :...


Se você gosta de rock e mora em qualquer canto deste país já deve estar por dentro do Metal Open Air Festival 2012. O evento que deve reunir monstros sagrados das guitarras como Grave Digger, Megadeath e Anthrax, está sendo aguardado com uma ansiedade doentia principalmente pelos headbangers da ilha, e com razão!
Quem está vindo para o festival diretamente das regiões Sul e Sudeste do país já está habituado  com mega produções desse porte , mas para nós, que já vimos o movimento passar por todo tipo de abstinência ,o  Metal Open Air 2012  será uma overdose histórica, daquelas de contar para os netinhos, isto é, caso reste algo de nós depois disso tudo!
Isso por que até alguns anos atrás, show de grandes bandas nacionais e internacionais eram uma loteria ingrata nessa cidade! Tínhamos que contar não só com o bom gosto dos poucos produtores daqui, mas torcer também por um local acessível, com uma boa estrutura de som, enfim,  detalhes totalmente imprevisíveis visto o amadorismo que reinava na época.
A indústria do entretenimento segmentado foi entendida como um negócio muito recentemente em São Luís: até então associar marcas e serviços a um show de metal era algo impensável. O  público pequeno e o próprio preconceito com o estilo  não despertavam investimentos e a coisa terminava  no improviso de quem ama o som mas necessariamente não entende de logística nenhuma.
Certo que para o underground a forma não importa tanto quanto o conteúdo: o que nós queríamos de fato era um show inesquecível com as músicas que marcaram nossas vidas, mas se nem a banda idolatrada dava as caras, era melhor o produtor esconder a sua.
                                                          foto:Portal Underground
Dentre tantos outros fiascos da cena rock local nenhum foi tão conturbado como o famoso "Sepulenda”. Por duas vezes a aclamada banda Sepultura teve seu show anunciado na capital maranhense: a primeira vez em 1999 e a  segunda  no ano de 2006, mas nas duas oportunidades o show foi cancelado.
Na mais recente, durante  o evento SEPULFEST , várias pessoas só foram informadas sobre o cancelamento no local onde seria a apresentação e o tumulto foi grande exigindo a retratação da produção e ressarcimento pelos ingressos comprados.
Curiosamente o mesmo produtor que esteve à frente dos fiascos citados acima, hoje encabeça o Metal Open Air 2012! Surpresos? Eu não.
Sei que são  poucas  pessoas no Maranhão que trabalham com esse tipo de entretenimento e admiro quem tenha ousadia suficiente para apostar em algo dessa magnitude envolvendo o bom e velho rock n roll.
Não vou julgar caráter, vou julgar profissionalismo nessa empreitada.E estarei lá, lógico!
Meu cartão de acesso e do meu namorado.

 Tem banda aí que nem nos meus sonhos eu poderia imaginar  ver um dia, ainda mais no meu aniversário. Tudo bem que ainda não vi ninguém do 80´s pós punk, dark wave, gothic  nessa seleção, mas  quem sabe?
Com bons parceiros investidores e dirigindo o setor de jornalismo de uma emissora na ilha, o produtor do finado Sepulfest e do embrionário Metal Open Air 2012, está com a faca e o queijo  nas mãos para fazer bonito.
Só espero que ele não derrape na logística nem na credibilidade:  vai ter soco - inglês com uma cara bem tupiniquim para cobrar respostas por esse Brasil todo!